10 alimentos que ajudam a dormir bem

​Por Marisa Sei

 

 

Assim como certos alimentos dão mais energia para as atividades diárias, outros também colaboram com o relaxamento e induzem a um sono de qualidade. Porém, sozinha, a dieta não consegue combater doenças do sono – portanto, se problemas como a insônia forem crônicos nas crianças (que já duram três meses ou mais), o ideal é procurar um médico e buscar o melhor tratamento. Confira o que colocar no prato dos seus filhos (as dicas também servem para os pais) para que tenham uma noite tranquila!

 

 

  1. Banana: é fonte de vitamina B6 e do aminoácido triptofano, dois nutrientes com papel importante na produção de serotonina, o hormônio que, entre muitas outras funções, regula sono e apetite.

  2. Gergelim: outro alimento rico em vitamina B6. As vitaminas do complexo B são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

  3. Aveia: além de conter triptofano, é fonte de carboidratos. Eles também participam da produção de serotonina e são essenciais para o controle das emoções. A falta de carboidratos pode provocar fadiga e mau humor. Aposte em fontes saudáveis, como cereais integrais.

  4. Grão-de-bico: mais uma fonte de triptofano, colabora com a manutenção de um sono contínuo, e é rico em fibras, minerais e vitaminas, que mantêm as funções do organismo em equilíbrio.

  5. Ovo: é rico em vitamina B12 e em colina, substância associada à melhora da depressão e da memória, ou seja, age beneficiando o cérebro.

  6. Linhaça: por ser fonte de ômega 3, ajuda na regulação dos neurotransmissores, melhorando o sono e diminuindo irritabilidade e ansiedade. O ômega 3 é uma gordura benéfica que compõe os neurônios, favorecendo a transmissão de informação entre eles.

  7. Salmão: outra fonte de ômega 3, também contém vitamina B12, importante para a conversão do triptofano em serotonina.

  8. Folhas de maracujá: o efeito calmante se concentra nas folhas, e não na polpa da fruta. Assim, um chazinho feito com essa parte da planta ajuda a acalmar e favorece o sono. Beba à noite.

  9. Couve: reduz o estresse e é importante para o relaxamento muscular, pois é rica em potássio, cálcio e magnésio. Em dias quentes, a dica para incluir o alimento no cardápio é bater as folhas frescas com um pouco de água, distribuir em formas de gelo e levar ao freezer. Depois, é só utilizar os cubinhos em sucos, no lugar do gelo comum.

  10. Castanhas: ricas em antioxidantes e ômega 3, reduzem a ansiedade e os efeitos do estresse. O ideal é ter moderação: 2 ou 3 unidades por dia é o suficiente.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015