Excesso de vitaminas pode causar problemas

O aporte adequado de nutrientes na infância é essencial para um desenvolvimento saudável. Porém, assim como a falta dessas substâncias pode causar problemas de saúde, o excesso de algumas vitaminas também pode provocar fadiga, doenças de pele, deficiência em dentes e ossos, entre outros malefícios. A hipervitaminose acontece quando se ingere altos níveis de vitamina, levando a um quadro de intoxicação.

Assim, o ideal é não oferecer suplementos vitamínicos às crianças, a menos que haja indicação médica. “Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica, nem mesmo as vitaminas”, alerta o dermatologista Amilton Macedo. O excesso de vitamina A pode causar rachaduras labiais, pele seca e áspera e dores articulares. As do complexo B podem levar a reações alérgicas e até convulsões, e o exagero de vitamina D pode provocar danos a ossos e tecidos, mas só aparecem meses após a administração de altas doses.

#vitaminas #excesso #deficiência #medicamentos #alimentação #saúde

+ NOTÍCIAS