Nas férias crianças podem ser "guias" de passeio das famílias

Inspirados no programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação, estudantes podem repetir passeios feitos no ano letivo com os familiares

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levou 1,1 milhão de alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a atividades culturais, como museus, teatros e galerias ao longo de 2013. Na região de Sorocaba, foram 82,2 mil visitas culturais. Agora, período de férias escolares, os estudantes podem indicar aos amigos e familiares os lugares visitados com os professores e levar o repertório cultural adquirido na escola para toda a família.

O projeto é chamado Cultura é Currículo e é realizado com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria. Para levar gratuitamente as crianças, jovens e adultos a pinacotecas, exposições de arte e espetáculos de dança, foram firmadas parceria com 165 instituições culturais de todo o Estado, sendo 12 delas na região de Sorocaba.

Os espaços ofereceram entrada gratuita aos alunos da rede estadual e durante o período de férias escolares estarão abertos e darão descontos aos estudantes (veja lista com algumas sugestões abaixo).

“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.

Para que a experiência seja positiva e amplie o repertório cultural do grupo, é preciso estar atento a algumas dicas:

- confira o endereço e horário de funcionamento das instituições a serem visitadas;

- veja se a programação condiz com a idade e interesse das crianças e jovens;

- não esqueça de levar os documentos de identificação e a carteira de estudante.

Sugestões de lugares para visita:

Fazenda Capoava

Memorial do Tietê

Museu da Cidade de Salto

Museu da Energia de Itu

Museu de Anatomia de Botucatu

Museu do Café da Fazenda de Lageado

Museu Histórico Paulo Setúbal de Tatuí

Núcleo de Educação Ambiental de Capão Bonito

Parque Estadual Carlos Botelho

Parque Estadual Intervales

Parque Rocha Moutonnée

SESC Sorocaba

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

#notícias

+ NOTÍCIAS
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed