Mantenha o pique da criançada com uma alimentação saudável

As férias escolares são o período mais esperado do ano pelos pequenos. É tempo de brincar e gastar energia. Mas para isso, é preciso abastecer e fortalecer o organismo com vitaminas e minerais, por meio de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. 
 
“As crianças precisam de uma atenção especial nessa época do ano e a hidratação é um ponto extremamente importante. É necessário ingerir, no mínimo, três litros de líquido por dia, consumidos de meia em meia hora. Deve-se tomar em abundância água, sucos naturais, água de coco e bebidas isotônicas. Alimentos que hidratam, ao mesmo tempo em que alimentam, como melão, melancia, lichia, entre outros, também são excelentes opções para levar aos passeios na bolsa térmica”, afirma Flávia Morais, nutricionista da Mundo Verde. 

 

Evite deixar à disposição dos pequenos alimentos com excesso de açúcar e ricos em gorduras, como manteiga, creme de leite, margarina, bacon e óleo vegetal. Em receitas, dê preferência ao creme de leite de soja. Mantenha longe das crianças também aperitivos calóricos, como amendoim, batatas fritas e os salgadinhos industrializados e condimentados.

 

Sanduíches naturais são opções saborosas para os lanches da manhã e da tarde, como acompanhamento dos sucos. “Eles não substituem as refeições, mas são excelentes e saudáveis para os intervalos das brincadeiras. Chamá-los para preparar os lanches também pode ser um bom atrativo”, diz Flávia. 

 

Os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres. Recomenda-se a ingestão de frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula). A mistura dessas opções resulta em sucos refrescantes e saborosos. O melhor, quando possível, é não coar.   

 

Crianças adoram sorvete e não é necessário privá-las desse prazer, pelo contrário. Apenas evite excessos e ofereça aos pequenos, preferencialmente, após as atividades físicas. Além disso, prefira os gelados à base de frutas, como limão, açaí, ou frozen yogurte, sem coberturas ou caldas. Essas opções refrescam e repõem as energias gastas com as atividades físicas. 

 

Aproveitar o melhor das férias pode ser saudável e gostoso. Seguindo essas dicas, com certeza não vai faltar energia e disposição. 

 

Fonte: Rede Mundo Verde. www.mundoverde.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015