Verão é época mais propícia a acidentes com crianças

Verão e férias escolares. Combinação perfeita para que as crianças desfrutem, ao máximo, do tempo livre para brincar e se divertir. Nesta época do ano, os pequenos fazem de tudo em busca de curtição e os pais não sabem, ao certo, o que fazer para proporcionar a alegria da molecada com segurança.

 

Segundo o médico ortopedista Dr. Mauricio Mod, coordenador regional da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e  membro da SBJC (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho), que atua nas clínicas Ápice e Centro Médico São José, nesta época do ano, cresce a incidência de ferimentos graves, contusões e fraturas que acometem, principalmente, os punhos e os joelhos das crianças.

 

Para prevenir estes acidentes é recomendada a orientação dos pequenos quanto à segurança e ao uso de equipamentos de proteção. “Os pais precisam estar atentos, principalmente, com relação ao calçado das crianças, dando preferência aos tênis firmes, com solados compatíveis ao local onde ela está brincando”, aponta Dr. Mauricio.

 

Uma falha muito comum é o uso de chinelos ou os chamados Crocs para andar de bicicleta. “Estes calçados não protegem os pés das crianças e podem enroscar no aro da bicicleta, causando torção ou fraturas. O ideal é optar, sempre, pelo tênis”, ressalta o especialista.

 

Dentro ou fora de casa?

Muitos pais, devido à correria do trabalho em tempo integral, acabam estimulando as crianças a escolherem os jogos eletrônicos, por serem brincadeiras que podem ser realizadas dentro de casa. Entretanto, estas atividades também podem promover vícios posturais, dores musculares e tendinite, principalmente, nos membros superiores. “Os pais devem limitar o tempo de uso dos jogos eletrônicos e estimular outras brincadeiras que proporcionem a movimentação da criança”.

 

O Verão é o momento propício para as brincadeiras ao ar livre, pois aumentam a integração, melhoram o perfil cardiovascular e a coordenação motora.  Mas, no caso de alguma lesão ou fratura, o especialista orienta que os pais devem, primeiramente, manter a calma, imobilizar o local com um pano ou algum material rígido, colocar gelo e procurar um pronto-socorro.  “Não promova a automedicação e, principalmente, não passe nenhum produto no local, apenas gelo”, salienta.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015