Plataforma gratuita ensina matemática pela web, com mais de 100 mil exercícios

Já está disponível a plataforma da Khan Academy em português (http://pt.khanacademy.org). Antes apenas em inglês e espanhol, agora está disponível a qualquer brasileiro interessado em aprender matemática. A ferramenta traz desafios que vão da aritmética ao cálculo, passando por álgebra e geometria.

A plataforma gratuita pode ser usada por crianças em seus primeiros contatos com as operações básicas (como soma e subtração), por universitários, por quem esteja estudando para concursos públicos ou por professores e outros profissionais que precisem relembrar conceitos e praticar a disciplina.

O maior diferencial da ferramenta é permitir que cada um aprenda no seu próprio ritmo e de maneira personalizada. Isso porque, no primeiro acesso, ela identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste rápido. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele estudante em especial.

À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle, como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.

O aluno pode ainda ser orientador por um tutor: qualquer pessoa cadastrada na ferramenta – como os pais, colegas, o professor formal do estudante ou simplesmente disposto a apoiá-lo no ensino da matemática.

O projeto Khan Academy no Brasil é uma iniciativa da Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica. O projeto desenvolve a contínua tradução das vídeo-aulas e da plataforma e, em 2014, pretende ainda expandir uso da Khan Academy nas aulas de matemática em escolas públicas brasileiras.

#notícias #plataformagratuita #matemática