Veja como evitar lesões e infecções em acidentes leves

Criança que não se machuca é criança que não brinca. Muitas vezes, uma queda ou pequenos acidentes deixam os pais de cabelos em pé, mas em muitos casos o importante é manter a calma e saber o que fazer.

 

Nem todo caso é motivo para acabar em pronto-socorro. Porém, todo cuidado é importante para evitar lesões, desde leves arranhões e machucados mais profundos, até acidentes mais sérios. De acordo com a dermatologista AnelisaLamberti, mesmo um ferimento leve deve receber atenção necessária, evitando problemas de saúde mais graves, como infecção. Cuidados básicos e imediatos, como lavar o local com água e sabão, são fundamentais para limpar qualquer ferida. Em seguida, os responsáveis devem recorrer à caixa de primeiros socorros e, caso o machucado seja grave, é preciso procurar ajuda médica.

 

Dicas de como cuidar dos ferimentos

 

  • Higienização do local - limpar o local até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho, como terra ou grama. Para garantir a boa limpeza do machucado, deve-se secar a região higienizada e desinfetar com um agente antisséptico.

 

  • Prevenção de infecções – para prevenir ou tratar o início de possíveis infecções é recomendado o uso de uma pomada antibiótica, do tipo Nebacetin.

 

  • Proteção do ferimento – os curativos são recomendados somente nos casos em que os ferimentos estão em locais sujeitos ao atrito, como a dobra do cotovelo ou a sola dos pés. A recomendação geral é deixar o ferimento aberto para que o local machucado se mantenha seco e a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

 

  • Respeitar as casquinhas – as casquinhas se formam sobre a pele machucada para protegê-la e caem espontaneamente. Por isso, não se pode deixar que a criança retire as casquinhas.

 

 

Dúvidas mais comuns sobre os cuidados com ferimentos

 

O que fazer quando o machucado está sangrando?

  • Caso o sangramento seja pequeno, deve-se lavar a região com água limpa e sabão neutro. Depois, comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão no local por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento para após a compressão. Para proteger o machucado, pode-se utilizar uma gaze limpa e esparadrapo ao redor da lesão.

 

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada?

  • A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicadorde que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.  Se, mesmo com o uso da pomada a secreção aumentar, e você observe sinais de vermelhidão ao redor da lesão, aparecimento de febre ou piora da dor local, um médico deve ser consultado.

 

O que fazer quando a lesão é mais profunda?

  • Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar outros procedimentos, como dar pontos, por exemplo. De qualquer forma, a limpeza primária pode ser feita regularmente e, ao notar-se a presença de algum corpo estranho na ferida, deve-se procurar o médico imediatamente.



Nossa fonte:

Anelisa Lamberti é dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015