Olho vivo no chocolate!

A época da Páscoa é uma das preferidas dos pequenos, mas é preciso ter cuidado com os excessos

 

Por Rose Araujo

 

Sim, chocolate é delicioso! Se até os adultos não conseguem resistir a essa guloseima, imagine as crianças! E nesta época do ano, a oferta é alta: ovos de Páscoa, bombons e todo tipo de artimanhas da indústria nos convence de que não podemos viver sem essa gostosura. Porém, chocolate engorda – e muito!

 

Principalmente os chamados “ao leite”, que são os mais comuns no mercado, feitos com pouco cacau e muito, mas muito açúcar!As nutricionistas Paula dos Santos Ribeiro e Ana Huggler, consultadas pela NA MOCHILA, nos ajudaram a traçar esse importante “Manual do bom chocólatra”, para que os pequenos aproveitem as delícias trazidas pelo coelhinho da Páscoa sem prejudicar a saúde.

 

1 – Chocolate engorda, sim!

“Ele é super calórico e não se deve passar dos limites. O recomendado é de 3 a 4 quadradinhos diários do chocolate 70% cacau (amargo)”, explica a nutricionista Ana Huggler. Rico em calorias, o chocolate contém alto teor de carboidratos refinados (principalmente sacarose), gorduras (35% monoinsaturada, 60% saturada e 5% poli-insaturadas) e uma pequena porção de proteínas.

 

2 – Quantidade sob controle

A nutricionista Paula dos Santos Ribeiro alerta que um pedaço pequeno é tolerável. “Porém, não todos os dias, pois a criança pode acostumar a consumir chocolate com frequência. E mais:ela desejará comer em maiores quantidades, o que acabará levando ao aumento de peso”. Ana Huggler completa: “para crianças, o indicado é de 40g a 50g por dia, o que corresponde a até dois bombons”.

 

3 - Bebês podem comer chocolate?

“É melhor evitar! Não há necessidade de apresentar esse tipo de alimento a um bebê, que precisa de muitos nutrientes para o crescimento saudável”, salienta Paula.

 

4 – O que fazer com o estoque de chocolate que surge depois da Páscoa?

Ana Huggler diz que o ideal é guardar e liberar aos pouquinhos para as crianças, dentro do limite diário recomendado. Para Paula, o melhor mesmo é evitar encher a casa com essas tentações. “Sugiro aos pais que peçam aos parentes e amigos para darem somente ovos pequenos. Caso não seja possível, pode-se congelar e liberar gradativamente. Quanto aos bebês, aconselho dar somente os coelhinhos de pelúcia”.

 

5 – Tem chocolate que faz bem à saúde?

O cacau é um alimento funcional e, portanto, é benéfico à saúde. Possui flavonoides, epicatequinas e ácido galático, que têm ação antioxidante e ajudama manter o coração e as células saudáveis. Quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele terá, portanto mais saudável. “O chocolate mais indicado é o amargo.Não é o da preferência das pessoas, mas é o recomendado devido a suas propriedades funcionais. E, se estiver com oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, melhor ainda”, reforça Ana.

 

6 – E quanto ao chocolate branco?

É melhor evitar! Feito com manteiga de cacau, ele não possui flavonoides e tem uma dose elevada de gordura. Os trufados e recheados com mousses e cremes também são altamente calóricos. Passe longe!

 

7 – Qual o melhor horário para comer chocolate?

Deve ser consumido no lanche da manhã ou da tarde, de preferência, acompanhado por um pedaço de fruta. Isso porque as fibras dos vegetais ajudam a diminuir a absorção das calorias.

 

8 – Quais os riscos de comer chocolate além da conta?

Além do sobrepeso, o consumo excessivo de chocolate pode causar uma intoxicação alimentar, levando à diarreia. “O consumo para os pequenos deve ser limitado pelos pais, pois o excesso pode ocasionar uma sobrecarga de gordura hidrogenada, levando a insônia, indisposição, enjoo, diarreia, entre outros. Além disso, o consumo diário sem limites leva ao sobrepeso e consequências como diabetes, aumento do colesterol e triglicérides”, destaca Ana.

 

Nossas fontes

Paula dos Santos Ribeiro, especialista em Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício e Nutrição Clínica e Estética do portal Foco & Saúde, do Rio de Janeiro

Ana Huggler, nutricionista da Global Nutrição

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015