É tempo de vacinar contra a gripe

Começou nesta terça-feira, dia 22, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio nas Unidades Básicas de Saúde. Para receber a dose da vacina, que é gratuita, é necessário fazer parte dos chamados “grupos prioritários”:

· crianças de 6 meses a menores de 5 anos

· idosos com 60 anos ou mais· gestantes

· mulheres com até 45 dias após o parto

· trabalhadores da saúde

· povos indígenas

· presos e funcionários do sistema prisional

· pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais"

O público infantil teve uma ampliação na idade para receber a imunização, que alcançará crianças de até 5 anos. Na campanha realizada no ano passado, foram vacinadas crianças de até 2 anos.

A imunização tem como objetivo reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

Em Sorocaba

De acordo com a SES (Secretaria de Saúde de Sorocaba), as doses da vacina já estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas e, no dia 26 de abril todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para os “grupos prioritários”, é importante levar um documento de identificação para receber a dose. Também poderão apresentar a carteira de vacinação, e se houver alguma vacina em atraso, poderá ser atualizada.

#notícias #vacinaçãoacontragripe #campanhanacional

+ NOTÍCIAS