Crianças pequenas ingerem gordura e sódio em excesso

Uma pesquisa apresentada na conferência Experimental Biology 2014, em San Diego, Estados Unidos, revelou que alguns alimentos consumidos por crianças pequenas estão levando à ingestão excessiva de gordura saturada e sódio.

Queijos, cachorros quentes, bolos, manteiga e leite integral estão entre os principais alimentos que contribuem para essa ingestão excessiva por bebês e crianças na pré-escola. Cerca de um terço das calorias totais diárias consumidas pelas crianças vêm de gorduras sólidas e açúcares.

Para os pesquisadores, o problema principal é a alimentação fora de casa, pois as crianças tendem e optar por salgadinhos e outras guloseimas industrializadas, devido à grande variedade disponível. Incluir bons hábitos alimentares nos primeiros anos de vida das crianças pode colocá-las no caminho para um futuro saudável, evitando a obesidade na adolescência e problemas de saúde relacionados.

Para isso, é fundamental que pais, responsáveis e professores tenham atenção às escolhas alimentares dos pequenos, oferecendo e incentivando o consumo de laticínios desnatados, queijos magros como ricota e cottage, frutas e alimentos integrais.

#notícias #gordura #sódio #alimentação #crianças

+ NOTÍCIAS