“Teste da linguinha” será obrigatório em recém-nascidos

A partir de dezembro de 2014, passará a ser obrigatória a realização do chamado “teste da linguinha” em todos os recém-nascidos, para a identificação de problemas que podem resultar em dificuldades na fala, sucção, deglutição e mastigação. A lei que exige o procedimento em hospitais e maternidades foi sancionada pela presidente Dilma Roussef em junho.

 

A avaliação é importante para verificar a necessidade de cirurgia para corrigir possíveis irregularidades no frênulo lingual, estrutura que liga a parte inferior da língua à boca. Todos possuem a membrana, mas, em alguns casos, ela é maior do que o normal, o que é popularmente conhecido como língua presa.

 

O diagnóstico precoce possibilita o tratamento imediato e a prevenção de problemas de sucção, por exemplo, que podem levar o bebê a ser desmamado antes do tempo certo. O exame é rápido e indolor: enquanto a criança está mamando, o médico faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos e da respiração.

 

Por Marisa Sei

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015