Vacina contra coqueluche para gestantes será oferecida na rede pública

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Ministério da Saúde pretende disponibilizar, ainda em 2014, a vacina tríplice acelular (DTPa), que protege contra tétano, difteria e coqueluche, para gestantes preferencialmente a partir da 27ª semana de gestação.

 

O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, já que, uma vez imunizada, a mãe produz anticorpos que serão passados para o feto por meio da placenta.

 

O recomendado é que as pessoas que terão contato frequente com o bebê, como pai, irmãos e avós, também sejam imunizadas, pois a doença é transmitida por meio das gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir ou espirrar, ou ainda pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente, como talheres.

 

A coqueluche é uma doença infecciosa causada por bactéria, que compromete o sistema respiratório. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar pneumonia, convulsões e até ser fatal, daí a importância da prevenção.

 

Por Marisa Sei

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015