Festa de criança saudável e saborosa

Frituras podem ser substituídas por alimentos assados, refrigerantes por sucos naturais e o bolo pode ser feito com farinha integral recheado com iogurte e frutas da estação, alerta especialista do programa Meu Pratinho Saudável

 

         Salgados fritos e gordurosos, bolos com alto teor de açúcar e refrigerantes podem dar lugar a inúmeros tipos de comidas saborosas e saudáveis nas festas de aniversário infantis.

         O alerta vem do programa Meu Pratinho Saudável, parceria do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde.

         Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média gasta em coxinhas e outras frituras, sem falar nos salgadinhos de pacotes.

         Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate. “Esses itens podem agradar tanto crianças quando adultos”, diz.

         A especialista sugere espetinho de frutas ou uma taça de iogurte decorada com frutas, além de crepes, como opção saudável para as festas infantis, já que permitem a exploração de recheios diferenciados e têm massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou a integral. A tapioca, cuja massa é feita com fécula de mandioca, é mais uma alternativa e com um amplo leque de recheios possíveis.

         Em vez de refrigerantes, pode-se optar por sucos naturais ou os de soja. “Há diversos sucos coloridos e saudáveis como de cenoura, beterraba, laranja, manga, abacaxi, hortelã, gengibre e outras opções”, afirma Elisabete. “Ao preparar, coloque as frutas no liquidificador e sirva em seguida, para preservar os nutrientes”, ela acrescenta.

         A coordenadora do programa diz que o bolo, ponto alto da festa, pode ser feito com farinha de aveia ou integral e ter alternativas como recheios iogurte natural batido com frutas vermelhas e enfeitado por cima com frutas da estação.

         

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015