Estresse na infância pode agravar depressão na vida adulta

Foi o que revelou uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). O chamado estresse precoce engloba tanto traumas e maus-tratos físicos como abusos sexuais e emocionais sofridos por crianças e adolescentes.

 

O estudo detectou registros permanentes no cérebro de quem passou por esse tipo de estresse. Nos participantes adultos com psicopatologias depressivas, foram detectadas alterações no sistema neuroendócrino, como resultado do estresse precoce que, segundo os pesquisadores, exerce influência sobre as pessoas consideradas suscetíveis a apresentar depressão na vida adulta.

 

Contudo, existem pessoas que, mesmo passando por eventos traumáticos na infância e na adolescência, não desenvolvem quadros depressivos por não apresentarem predisposição genética à depressão.

 

Para o coordenador da pesquisa Mario Juruena, professor da USP, é importante discutir os maus-tratos contra crianças considerando não só os abusos físicos, mas também emocionais, que envolvem destratar, humilhar e agredir uma criança verbalmente. 

 

Por Marisa Sei

 

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015