Dicas para cuidar da primeira dentição do bebê

Mães de primeira viagem possuem muitas dúvidas e algumas delas estão relacionadas à erupção dos dentes de leite. Quando ocorre? O que fazer para aliviar o incômodo causado antes e durante o processo? Quando levar ao dentista? Quando iniciar a escovação? Para sanar essas questões, a odontopediatra Dra. Liliana Temporão, dá algumas dicas de como proceder nessa fase importante. 

 

Com quantos meses?
A primeira dúvida geralmente gira em torno de quando nascerão os primeiros dentinhos. Segundo a Dra. Liliana, a média erupcional é aos seis meses, porém não é uma regra e depende muito da criança. Pode acontecer dos quatro meses até um ano de idade.

 

Higiene desde cedo
Mesmo antes dos dentes nascerem, é importante que a mãe “escove” a gengiva do bebê, pois assim ela está preparando a chegada dos dentinhos. Ela pode ser feita com uma fralda, gaze ou luvas de cuidado oral, sem pasta de dente, somente com água.

 

Já precisa ir ao dentista?
Assim que os primeiros dentes nascem, as mamães devem marcar a primeira consulta ao odontopediatra. “A escovação com uma pasta especial precisa ser iniciada em conjunto com a definição de horários para mamar. Recomenda-se que o bebê durma com a boca limpa, assim as principais escovações serão realizadas antes de dormir e pela manhã”, orienta Dra. Liliana.

 

Temporários, porém importantíssimos
Muitos acham que pelo fato dos dentes de leite serem temporários, não há a necessidade de cuidar deles. Mas não devemos esquecer que dentes de leite também careiam e podem causar um grande incomodo às crianças e aos pais.

 

“Esses dentes, mesmo que temporários, realizam uma parte importante da alimentação: a mastigação. Sem eles, a fala e a estética do rosto também ficam prejudicadas. Além disso, reservam espaço e servem de guia para os dentes permanentes”, explica a odontopediatra.

 

Alívio já!
O desconforto causado pelos primeiros dentes é inevitável. Nessa fase, os bebês querem colocar tudo o que pegam dentro da boca, justamente para aliviar a coceira na gengiva. A dica da Dra. Liliana é deixar os famosos mordedores na geladeira (não no freezer).

 

“Eles ajudam a aliviar a coceira e o incômodo provocados antes e durante a erupção dos dentes de leite, porque massageiam as gengivas do bebê. Outra opção são as dedeiras de silicone que realizam a mesma função”, afirma a doutora.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Baby Dreams.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015