Jogos e amigos são os principais motivos de acesso a internet por crianças e adolescentes brasileiro


bebe-e-computador.jpg

Estudo da Associação Civil Chicos.net, com o apoio da Disney, analisa impacto da tecnologia na vida de pais e filhos de 4 a 12 anos

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Internet Segura, a Associação Civil Chicos.net apresenta os resultados da pesquisa realizada com o apoio da Disney. O estudo, que ocorreu entre junho e novembro de 2014, questiona o impacto da tecnologia na vida de garotos e garotas entre 4 e 12 anos na Argentina, México e Brasil, e o novo diálogo gerado entre eles e os adultos a partir do seu uso.

No Brasil, enquanto a maioria das crianças tem o contato com amigos (85%) e os jogos virtuais (64%) como principais motivos para acessar a internet, apenas 24% usam a rede para pesquisar informações para a escola. Nos três países pesquisados, o estudo indicou que 67% do público ouvido se conecta diariamente à web, número que ainda é maior no Brasil, chegando a 77%. Mais de um terço das crianças acessa a Internet na “privacidade” do seu quarto, com frequência maior no Brasil (41%).

Uma parcela importante das crianças tem uma estimativa de 2 horas por dia de navegação: sendo que a maior incidência é de, no máximo, 2 horas por dia. No México, 60% se conectam por menos de 2 horas por dia, enquanto nos demais países são aproximadamente 40%. Nos três países, observa-se que crianças mais velhas se conectam por mais tempo (3 a 4 horas diárias) e sem um padrão fixo. No Brasil, registra-se uma carga horária de navegação ligeiramente maior.

Ao perguntar sobre a regulamentação do uso da Internet, 83% dos pais brasileiros dizem elaborar regras para controlar o acesso dos filhos à rede. Eles ainda se consideram os principais responsáveis por promover o uso seguro da internet: 79% dos pais no Brasil consideram que sua responsabilidade está acima da escola e do Estado. Entre os aspectos que mais preocupam os pais brasileiros, estão a possibilidade de seus filhos serem abordados por um adulto (82%) e de sofrerem cyberbullying (78%).

Benefícios com menos riscos

A pesquisa integral, realizada pela consultoria de pesquisa e tendências Trendsity, dá apoio a iniciativas realizadas tanto pelo Chicos.net como pela Disney em relação à Cidadania Digital. “Os dispositivos tecnológicos são parte da vida cotidiana das crianças, e é necessário refletir sobre o papel dos pais para promover um uso seguro da Internet, permitindo aproveitar seus benefícios e minimizar seus riscos” afirma Marcela Czarny, presidente do Chicos.net. “Neste sentido, é essencial dispor de dados sobre a atuação dos pais e mães frente ao uso da Internet em suas casas, como percebem o vínculo de seus filhos com a tecnologia e como ela afeta as crianças em seu desenvolvimento como pessoas”, acrescenta.

Com uma capacidade multitarefa maior e inteligência visual mais desenvolvida, as crianças de hoje parecem ter aptidões e características diferentes das que seus pais tiveram na infância. A convivência de duas gerações distintas. Entre elas, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), se torna, em muitos casos, uma fonte de tensão na educação dos filhos. A pesquisa oferece conselhos para lidar com este desafio, apresentando uma descrição aprofundada de pais e filhos neste contexto.

Fonte: Assessoria de imprensa da Chico.net.

#notícias #internet #segurançadigital

+ NOTÍCIAS