Excesso de videogame pode causar dores nas articulações

 

Permanecer longos períodos em frente ao videogame pode trazer o comprometimento das articulações. Isso porque os movimentos repetitivos podem resultar em artrite crônica, uma inflamação que acomete as articulações e provoca dor e limitação de movimento. Jogar no smartphone ou tablet ou enviar torpedos por horas consecutivas também podem gerar dores nos pulsos e dedos. Foi o que confirmou um estudo feito por cientistas da New York University, nos Estados Unidos. Foram observados os efeitos desses hábitos na saúde em 257 estudantes entre nove e 15 anos.

 

Os participantes preencheram um questionário com perguntas sobre os consoles que mais usavam, as horas gastas por dia jogando ou usando o celular e se sentiam algum tipo de dor no final do dia. Os resultados mostraram que, para cada quatro horas jogando, as dores duplicavam entre os jovens. O estudo foi feito com um grupo pequeno, porém os cientistas alertam que os pais precisam ter cuidado com os hábitos dos pequenos em relação aos aparelhos eletrônicos e evitar presenteá-los com esses dispositivos muito precocemente.

 

“Quando os movimentos são realizados várias vezes e em postura inadequada, podem ocorrer lesões musculares e causar desgaste nas articulações e nervos”, diz o fisioterapeuta Helder Montenegro. Segundo ele, as dores serão sentidas tardiamente, já que, durante a prática dessas atividades, o cérebro libera endorfina, um analgésico natural. “Por isso, alguns costumam passar mais de oito horas jogando sem sentir os incômodos”, acrescenta.

 

Para aproveitar os aparelhos eletrônicos sem causar prejuízos a músculos e articulações, confira algumas dicas:

 

- O fisioterapeuta indica um tempo máximo de duas horas jogando ou digitando, em videogames, smartphones ou tablets, para adultos. Já para as crianças, o tempo não deve ultrapassar uma hora, com pausas de 15 minutos para ingerir líquidos e descansar os músculos.

 

- Para estimular a pausa das crianças durante os jogos, ofereça pequenos lanches ou sucos, especialmente se estão jogando em grupos.

 

- Estabeleça regras para o uso de aparelhos eletrônicos, como tempo máximo e não usar antes de ir dormir (a luminosidade dos aparelhos pode prejudicar o sono).

 

- Alongamento dos braços e punhos ajuda a prevenir dores e lesões.

 

- Incentive a prática de atividade física, como os esportes. Ficar muito tempo sentado jogando também colabora para o excesso de peso.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015