Invista em carboidratos do bem!

Quer preparar lanches bem nutritivos para colocar na lancheira das crianças? Uma boa aposta é a batata-doce, que é rica em nutrientes, vitamina A, E e C e minerais, fibras, além de ser fonte de ferro e potássio. A nutróloga Patricia Savoi Canineu explica que devemos investir em carboidratos de baixo índice glicêmico – que são os que liberam glicose de forma mais lenta na corrente sanguínea e dão mais saciedade.
A batata doce é ótima para as crianças que estão em constante fase de crescimento e precisam de energia. Além disso, é bem menos calórica que o arroz e a batata comum.
Que tal colocar a mão na massa – literalmente – e experimentar esta receita prática e saborosa? Depois de prontos, os pães podem ser congelados.
Pão de queijo saudável
100 g de batata doce cozida
2 ovos
2 claras
50 ml de água
150 g de ricota
Sal a gosto
200 g de polvilho azedo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de semente de chia
50 g de parmesão
Bata no liquidificador a batata doce, ovos, claras, água, ricota e sal. Quando a massa adquirir uma consistência cremosa, adicione os outros ingredientes e bata até a mistura ficar homogênea. Separe a massa em bolinhas do tamanho de sua preferência, distribua em uma assadeira untada com margarina e leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até dourarem.
Os lanches podem ser combinados com cream cheese, requeijão, queijo, peito de peru – o que seria ideal; afinal, combinar carboidrato e proteína ajuda a criança a ter mais energia e contribui com o crescimento infantil!
Pão de Batata Doce
2 batatas doce cozidas
1 ovo
1 colher de chá de sal (marinho é melhor ainda)
1 xícara e meia de polvilho azedo
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de fermento
Deixe o forno pré-aquecido.
Amasse as batatas, acrescente o ovo, o azeite e o sal. Misture bem. Acrescente o polvilho e o fermento até não grudar mais. Faça os pãezinhos. Coloque em forma untada (de preferência com óleo de coco ou azeite) e asse em temperatura de 180-200 graus por 30 minutos.
Nossa fonte Dra. Patrícia S.P.G. Canineu, da ENVIVA Consultoria e Comunicação em Saúde