Plenarinho abre inscrições para vereadores mirins

 

Já estão abertas as inscrições para os “vereadores mirins” de todo o país participarem do projeto Câmara Mirim 2015, que ocorre em outubro, em Brasília. O projeto é uma iniciativa do Plenarinho, portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, e proporciona a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental a experiência de analisar, discutir e votar projetos de lei feitos por eles próprios – uma aula de cidadania e democracia.

 

Cada Câmara Municipal terá direito de trazer até 10 vereadores mirins. Para tanto, é preciso mandar, até 15 de maio, um e-mail para plenarinho@camara.leg.br. Serão abertas vagas para 10 câmaras. Caso haja número superior de interessados em participar, será realizado um sorteio e o resultado será divulgado em 18 de maio. Os vereadores mirins devem estar regularmente matriculados do 5º ao 9º ano. A Câmara dos Deputados não se responsabiliza pelas despesas decorrentes da participação dos vereadores mirins no Câmara Mirim.

 

Análise de projetos

Em breve, o Plenarinho abrirá inscrições para as crianças enviarem projetos de lei ao Câmara Mirim. Em julho, os seis melhores projetos serão selecionados por uma comissão. Os vereadores mirins deverão analisá-los durante o mês de agosto e escolher os três melhores. Depois de escolhidos os três melhores por todos os participantes do Câmara Mirim, os vereadores mirins devem voltar a trabalhar neles, apresentando pareceres e, quando for o caso, sugestões para melhorar as propostas. Ou seja, a simulação do trabalho legislativo do Câmara Mirim começa bem antes de outubro. Essa primeira etapa é importante para que as crianças cheguem a Brasília conhecendo a fundo as propostas.

Outra novidade do Câmara Mirim 2015 é a realização de uma reunião mirim no dia 22 de outubro. Nela, as crianças serão divididas em comissões para analisar cada uma das propostas. No dia seguinte, 23 de outubro, ocorrerá a sessão mirim, no Plenário da Câmara dos Deputados, quando as crianças analisarão e votarão as três propostas.

 

Regulamento:

http://www.plenarinho.leg.br/camaramirim/2015/regulamento/regulamento-para-camaras-mirins-municipais/

 

Mais informações:

http://www.plenarinho.leg.br/camaramirim

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015