Música é aliada no desenvolvimento das crianças

 

Estudo da Unifesp diz que efeito de canções ajuda no desempenho acadêmico

 

Diz o velho ditado que “quem canta, seus males espanta”. Mas a música não tem só a função de mandar para longe a tristeza e a agonia que afligem a rotina de milhares de pessoas. Já está comprovado que ela é uma grande aliada no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

 

Um estudo realizado em 2013 pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto ABCD, detectou evidências de que o ensino de música tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. Além disso, é provado que, com aulas de música, há uma melhora na habilidade de leitura.

 

O trabalho com ritmo, canção e movimento corporal tem a capacidade de deixar as crianças mais espontâneas. E por meio de experiências alegres e descontraídas, elas se tornam mais confiantes e desinibidas, o que ajuda a despertar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade. Outro fator que é facilitado com a convivência com a música é a capacidade de concentração e de memória, o que traz benefícios ao processo de aprendizagem. A criança aprende a usar a linguagem musical para expressar os seus sentimentos.

 

Senso crítico mais apurado

Outro aspecto positivo da relação da música com crianças e adolescentes é a exposição pública em apresentações, que motivam e garantem segurança e aprendizagem coletiva. Segundo a pedagoga Denise Lemos Gomes, além de apresentações e momentos festivos, a música deve ser trabalhada em todas as possibilidades, como expressão vocal, corporal ou instrumental; ou ainda, como objeto de pesquisa, criação e escuta, a fim de desenvolver o senso crítico e o gosto musical desde a infância.

 

Ela defende que as crianças, ao participarem de uma aula de música com proposta de tocarem um instrumento, por exemplo, precisarão aprender que cada um tem a sua vez de participar e ser ouvido, exercitando a partilha exigida na convivência em sociedade.

 

Aula de musicalização

O IMMS (Instituto Municipal de Música de Sorocaba), administrado pela Fundec, desenvolve um trabalho com crianças de 7 a 11 anos. Entre outros cursos gratuitos oferecidos pela instituição, o curso de musicalização é coordenado pelas professoras Eliane Lorenzon e Maria do Carmo Latorre e visa ensinar de maneira lúdica as funções de instrumentos e o funcionamento do canto coral.

 

Entre os instrumentos trabalhados estão a flauta doce, xilofones, metalofones e instrumentos de percussão. As professoras usam um repertório variado, com canções tradicionais da infância, bem-vindas pela riqueza rítmica.

 

Projetos musicais

O mês de abril marca a retomada dos projetos “Conheça a Orquestra” e “Conhecendo a Ópera”, da Fundec. O objetivo do “Conhecendo a Ópera” é oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse gênero. Professora e alunos do curso de canto lírico da Fundec vão às escolas, fazem uma rápida explanação e cantam árias de óperas e outros gêneros, como cantigas de roda.

 

Já o objetivo do projeto “Conheça a Orquestra”, em atividade desde 2006, é dar oportunidade às crianças de ter um primeiro contato com instrumentos musicais, mas com o diferencial disso ocorrer em uma orquestra sinfônica. Para participar dos programas, os responsáveis pelas escolas devem entrar em contato com a Fundec e agendar uma data.

Motivos para incentivar crianças no estudo da música

  • A música provoca um forte impacto no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;

  • Crianças que estudam música têm melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de problemas disciplinares;

  • Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;

  • O estudo musical amplia o raciocínio da criança na escola;

  • O desenvolvimento musical faz reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão;

  • A música diminui o estresse e reforça o sistema imunológico.

 

 

Fonte: OS2 Comunicação.

 

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015