Cachos de saúde

 

Vitaminada e repleta de substâncias antioxidantes, a uva ajuda no crescimento saudável das crianças – e pode até ser consumida em pratos salgados!

 

De tão doce e prática que a uva é, incluí-la no cardápio das crianças não é difícil. Mas, além do sabor, essa fruta também tem muito a oferecer à saúde! “A uva é fonte de carboidratos, importante para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio”, afirma a nutricionista Priscila Ustulin. Todos esses nutrientes são essenciais para o crescimento saudável na infância.

 

Enquanto as vitaminas do complexo B colaboram com o desenvolvimento do sistema neurológico, a vitamina C entra para ajudar na cicatrização da pele – ótima notícia, já que pequenos machucados fazem parte da rotina cheia de energia da criançada. E os carboidratos colaboram para o bom funcionamento do cérebro, o que é essencial para o período escolar.

 

Quanto consumir?

Cerca de 10 unidades ou 1 copo (200ml) de suco natural por dia já é suficiente para obter os benefícios. “Mas o importante é oferecer uma maior variedade de frutas, para que a criança experimente e conheça o sabor e a textura de todas as frutas”, indica Priscila.

 

Os sucos de uva engarrafados, prontos para beber, são um exemplo de praticidade e oferecem os mesmos benefícios da fruta, desde que a bebida não contenha açúcar ou outros aditivos químicos. Portanto, fique de olho no rótulo e evite os sucos de caixinha, que geralmente são adoçados em excesso. A dica é observar, principalmente, se o produto é néctar ou suco: pela legislação brasileira, os fabricantes de bebida só podem chamar de suco se houver pelo menos 50% de polpa, enquanto o néctar pode conter apenas 20% a 30% de polpa e alta quantidade de açúcar. Na dúvida, opte sempre pelo natural, feito em casa.

 

De que tipo?

É possível encontrar nas feiras e nos mercados uma variedade de espécies de uva. A Thompson, por exemplo, não tem sementes e pode ser uma opção que agrada mais as crianças. Mas são as de coloração roxa as mais ricas em substâncias antioxidantes como o resveratrol, importante para a prevenção de doenças cardiovasculares. E esses nutrientes se concentram na casca da fruta, então, evite descartá-la! “O resveratrol ajuda no controle do colesterol e na diminuição da formação de coágulos sanguíneos, prevenindo a trombose”, acrescenta a nutricionista.

 

Petisco nutritivo

A versão desidratada da uva também oferece boas substâncias! “A uva-passa tem os mesmos nutrientes da fruta, entretanto, como contém menos água por causa da desidratação, a quantidade de carboidratos fica bem mais alta e pessoas diabéticas devem ter cuidado com o consumo”, diz a nutricionista Barbara Sanches. Para garantir só as vantagens, o ideal é consumir com moderação: uma colher de sopa no lanche da tarde, por exemplo. Quer outra dica de petisco? Escolha uma uva sem sementes, retire-as do cacho e lave bem. Leve ao congelador por 12 horas e sirva – elas parecerão balinhas!

 

Receitas saudáveis

Aproveite os benefícios da uva em pratos que vão conquistar o paladar das crianças!

 

   Peixe ao molho de uva   

Ingredientes:

- 2 cachos grandes de uva Niágara

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 pitada de mostarda em pó

- 1/3 xícara (chá) de água

- 2 filés de peixe branco

 

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os 2 cachos de uva, sal, pimenta e a mostarda. Coe e acrescente a água. Transfira para uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo até o molho começar a engrossar e reserve. Asse o peixe em forno alto, temperado com azeite, por aproximadamente 30 minutos. Quando ficar pronto arrume os filés em pratos individuais e regue-os com o molho.

 

 

   Suco de uva verde   

Ingredientes:

- 1 copo (200ml) de água de coco

- 10 uvas verdes sem sementes

- Suco de ½ limão

- Gelo a gosto

 

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.

 

 

   Gelatina de uva   

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor incolor

- 1 e ½ copo (300ml) de água

- 1 e ½ copo (300ml) de suco de uva integral sem açúcar

 

Modo de preparo:

Misture a gelatina na água e leve ao fogo para dissolver. Retire do fogo, acrescente o suco de uva e misture bem. Distribua em potes e leve à geladeira até firmar. Sirva.

Dica: mais saudável do que as gelatinas saborizadas convencionais, essa versão é livre de açúcar e corantes, indicada para crianças com alergias a esses aditivos.

 

 

   Docinho de uva-passa   

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de uvas-passas

- 1 xícara (chá) de nozes

- 1 colher (sopa) de óleo

- 1 xícara (chá) de amêndoas em flocos

 

Modo de preparo:

No processador, bata a uva-passa com as nozes até formar uma pasta. Passe óleo nas mãos e modele a mistura em forma de bolinhas. Passe-as pelas amêndoas em flocos e sirva. Pode ser conservado em geladeira por até 3 dias.

 

 

Cada 100g de uva-itália contém:

Valor energético: 53kcal

Proteína: 0,7g

Carboidrato: 13,6g

Fibras: 0,9g

Cálcio: 7mg

Magnésio: 5mg

Fósforo: 12mg

Potássio: 162mg

Vitamina C: 3,3mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Unicamp

 

 

 

Nossas fontes:

Barbara Sanches é nutricionista funcional

Priscila Ustulin é nutricionista

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015