Bruxismo pode causar zumbido nos ouvidos

 

E esse é só um dos problemas ocasionados pelo bruxismo, uma desordem funcional caracterizada pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Dores de cabeça, desgaste dos dentes, da gengiva e da articulação da mandíbula são outros prejuízos. “A dor têmporo-mandibular pode limitar o indivíduo durante a realização de pequenas tarefas no dia a dia em decorrência dos incômodos que repercutem por toda a cabeça, podendo afetar até mesmo as costas”, diz a fonoaudióloga Patricia Antoniazi.

 

Nas crianças, uma das causas do bruxismo é o fator emocional. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) avaliou 652 crianças de sete a 10 anos e, por meio de testes psicológicos, analisou a personalidade e os níveis de estresse das crianças. O bruxismo esteve presente em 35,3% dos pequenos: estes tinham perfil psicológico responsável e cumpridor de tarefas, com tendência a ser perfeccionista e ter dificuldade de lidar com conflitos e pressões. É necessário, portanto, que os pais fiquem atentos ao excesso de responsabilidade das crianças com estudo e atividades extracurriculares. Para identificar o bruxismo, os adultos podem reparar no barulho feito pelo ranger dos dentes durante a noite. Observado esse fator, é imprescindível levar a criança ao dentista, pois o hábito pode prejudicar a estrutura do dente e ocasionar sua perda.

 

O que causa o bruxismo?

“Fatores genéticos, estresse, tensão, alterações de mordida, problemas dentários, alterações musculares e fechamento inadequado da boca são alguns dos problemas”, explica a fonoaudióloga. Em casos mais graves, a criança pode ranger os dentes ou apertar a mandíbula mesmo durante o dia.

 

Como tratar?

“O tratamento pode precisar de placas de silicone ou acrílico, que ajudam a proteger os dentes. Já no caso do zumbido, além da mudança de hábitos, o especialista pode recomendar o uso de medicamentos e da fonoaudiologia para melhorar a audição”, afirma Patricia. Os tratamentos são indicados para prevenir as complicações: as placas, por exemplo, ajudam a manter o maxilar relaxado e reduzir o travamento, além de proteger os dentes contra o desgaste. Porém, é importante também buscar amenizar as causas; se elas são emocionais, um psicólogo infantil pode contribuir.

 

O que pode provocar?

Se não tomadas as medidas para evitar danos, o bruxismo pode resultar em dificuldades para dormir ou manter a concentração nos estudos; desequilíbrio da musculatura mastigatória; dores no ouvido, além do zumbido; alterações de fala e voz.

            

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015