“Protagonismo Infantil e Educação” é tema de Palestra no SESC

 

São 270 vagas e as inscrições já estão abertas

 

A Professora e Presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Maria Inês Moron Pannunzio, ministrará a Palestra “Protagonismo Infantil e Educação” no dia 30 de julho, das 19h30 às 21h30, no auditório do SESC.

 

A palestra é resultado de viagens de estudos às cidades de San Miniato e Reggio Emilia, na Itália, onde Maria Inês conheceu as escolas de referência internacional pela qualidade em educação infantil.

 

A abordagem educativa que norteia o trabalho dos educadores é baseada na pedagogia de Loris Malaguzzi (1920-1994), para a qual o pressuposto fundamental para se construir um projeto de educação deve ser o reconhecimento da identidade e da potencialidade das crianças. Segundo a abordagem, é preciso que o educador esteja atento e tenha sensibilidade para ouvir as linguagens, os símbolos e códigos que as crianças usam para se expressar. “Outros fatores significativos nessa abordagem são a participação das famílias; projetar, documentar e refletir sobre as experiências; o trabalho educativo entendido como uma aventura compartilhada com o grupo, considerando sempre as individualidades e colocando-as em diálogo”, explica Maria Inês.

 

Durante a apresentação, esses temas serão explicitados com imagens e vídeos das creches e escolas de educação infantil italianas.

 

Em sua viagem, Maria Inês participou de um encontro com Aldo Fortunati, que é o Presidente do Centro de Pesquisa de Documentação sobre a Infância, La Bottega di Geppetto, da prefeitura de San Miniato e professor da Universidade de Florença.

 

Além da abordagem italiana, a palestra trará aspectos da abordagem húngara de Pikler Lóczy, que trata especialmente do cuidado com os bebês e como os educadores podem orientar as crianças pequenas para a autonomia. A abordagem envolve uma forma diferente de educar e de cuidar dos bebês. 

 

“São duas abordagens que dialogam entre si, pois consideram a criança pequena como ativa, capaz e protagonista. Uma criança que precisa de cuidados, mas que com sua curiosidade intrínseca torna-se pesquisadora, tendo o adulto como facilitador de suas descobertas”, falou a Profa. Maria Inês.

 

A palestra é direcionada a educadores, alunos de graduação, pais e interessados nas questões relativas à Primeira Infância.

 

São 270 vagas e as inscrições antecipadas deverão ser feitas pelo telefone 3238.2519. Para as vagas remanescentes a inscrição poderá feita com uma hora de antecedência, na central de atendimento do SESC, na rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba.

 

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015