Leite e derivados: importantes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas

 

As proteínas exercem um papel fundamental para assegurar a saúde e bem estar das crianças com inúmeras funções. As principais incluem a construção e reparação de tecidos do corpo. Também servem de fonte de energia para o dia a dia das crianças e ajudam na formação de anticorpos para combater infecções, sendo um dos principais pontos nessa faixa etária.
A falta de proteínas durante a infância pode causar fraqueza muscular, queda de cabelo, baixa imunidade, deficiência no funcionamento de alguns órgãos e até alteração do desenvolvimento cerebral.

 

Fonte de cálcio

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio, mineral que age diretamente na formação da massa óssea. E cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. Também é fonte de minerais, como potássio (importante para o equilíbrio dos fluidos corporais e as contrações musculares), o fósforo (essencial para a formação óssea e o fornecimento de energia para as células) e o magnésio (que auxilia na absorção das proteínas e em outros processos no organismo da criança).

 

O leite também é fonte de vitamina A, que aumenta a imunidade, combate doenças de pele e melhora a visão; vitamina B1, que ajuda no funcionamento cerebral e cardíaco; vitamina B2, que protege contra a anemia e outras vitaminas do complexo B, que ajudam no crescimento e no ajuste do sistema imunológico.

 

 

 

O cálcio também pode ser encontrado nos derivados
do leite (queijos, iogurtes), aveia, brócolis, mamão e gergelim
(neste último em grande quantidade).

 

Iogurtes e queijos

Os iogurtes, além de conservarem as características nutricionais do leite, também contam com a presença de probióticos. A maior popularidade do iogurte está no fato de ser fácil de tomar, pode apresentar um sabor mais agradável, apresenta aspectos nutritivos e benefícios à saúde numa boa medida, além de contribuir para o consumo de proteínas. Também é rico em cálcio, fósforo, potássio, zinco; além de conter algumas vitaminas do complexo B. O iogurte integral contém ainda boas quantidades de vitamina A. Muitos, hoje em dia, são enriquecidos com mais cálcio e vitamina D.

 

Os queijos também são alimentos fundamentais para uma vida saudável, fonte dos nutrientes encontrados no leite.  Porém, tanto para iogurtes como para queijos é necessário ter muito cuidado nas escolhas. No caso dos iogurtes, opte por aqueles com menos ou sem açúcar adicionado, com menor número de conservantes, aromatizantes e outros ingredientes industrializados. Já para os queijos, opte  por aqueles com menor teor de gorduras e sódio.

 

Dicas para lancheiras: Você pode colocar uma vitamina de leite batida com frutas, iogurte desnatado ou com poucos aditivos, queijo em fatias ou pedaços; pode acrescentar torradinhas integrais com queijo processado ou cream cheese. Além disso, pode fazer um patê com requeijão ou cottage para que a criança espalhe no pão.

 

Dicas de lanches:

- Suco de frutas natural + pão de forma integral com queijo fresco

- Água de coco + biscoito salgado integral com cream cheese + fruta

- Iogurte + aveia + fruta

- Fruta + pão de queijo caseiro

 

Intolerância à lactose

Também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. Para as crianças que apresentam essa patologia, você pode optar por produtos sem lactose, ou ainda, você pode adicionar enzimas lactase ao leite normal ou tomá-las em forma de cápsulas e comprimidos mastigáveis. Converse com o pediatra sobre isso. Já para as crianças que apresentam alergia à proteína do leite, já diagnosticada, (alergia a proteína do leite e intolerância à lactose são patologias diferentes) é importante a exclusão de leite e derivados com a supervisão de um médico nutrólogo, pediatra ou nutricionista.

 

 

Doce tipo petit suisse de morango

Ingredientes (05 porções)

·         1 pacotinho de gelatina de morango light (ou gelatina sem sabor e acrescente frutas para saborizar)

·         250 ml de leite desnatado quente

·         100 ml de leite desnatado gelado

·         1 copo de iogurte natural desnatado

 

Modo de preparo
 

1.       Esquente 250 ml de leite, sem ferver (+ ou - 2 minutos no micro-ondas).

2.       Coloque todo o conteúdo do pacotinho de gelatina no leite quente e misture até dissolver bem.

3.       Misture com o leite frio e leve à geladeira (+ ou - 1 hora).

4.       Quando estiver com a consistência firme, como a de gelatina pronta, retire da geladeira.

5.       Com um garfo, bata todo o conteúdo junto com o iogurte, até ficar bem homogêneo.

6.       Leve à geladeira e espere ficar com a consistência firme (a mesma da gelatina) para servir.

 

 

 

Nossa fonte:

Dra. Patricia Canineu, médica nutróloga da ENVIVA Consultoria em Saúde e Nutrição

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015