“Ocupação Jovem” levará oficina gratuita de skate ao Parque das Águas


Evento terá mais atrações para o público, como exposição de arte e shows das bandas Pedra Branca e Leões de Israel

Neste sábado (dia 1 de agosto), das 10h às 21h, os sorocabanos de todas das idades poderão participar da 7ª edição do “Ocupação Jovem” no Parque das Águas. Além de exposições de obras de arte de jovens artistas sorocabanos, shows e intervenções artísticas, o evento também vai oferecer uma oficina gratuita de skate para crianças com mais de 4 anos e adolescentes, ministrada pelo professor Alexandre Franja, praticante do esporte há 28 anos.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o “Ocupação Jovem” tem por objetivo possibilitar trocas, valorizar o jovem artista sorocabano, estimular a produção cultural e a sua visualização, além de ampliar o espaço de expressão cultural de forma democrática, focando principalmente a pluralidade de estilos e manifestações no Município. O evento é direcionado aos jovens, mas aberto ao público em geral.

“Acredito que nesta edição vamos bater o recorde de participações na aula de skate, já que o Ocupação Jovem será realizado num parque onde há uma pista pública muito boa”, comenta Alexandre Franja, que já participou de quatro edições do evento e atendeu em cada, uma média de trezentas crianças.

Para a oficina, o professor levará uma minirrampa de madeira, de 7,5 metros de comprimento, por 3 metros de largura e 70 centímetros de altura. De acordo com a Coordenadoria da Juventude, skates e capacetes de segurança também serão fornecidos aos participantes.

A aula gratuita de skate busca proporcionar o primeiro contato da pessoa com o esporte de uma forma didática e segura, incentivando a prática de uma vida saudável. “Recomendamos que as crianças vão de tênis e levem coragem”, brincou Franja.

O skate traz uma série de benefícios às pessoas. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, reflexo, noção de espaço e tempo. Além de ser excelente exercício cardiorrespiratório, desenvolve todo o corpo, principalmente os membros inferiores e o abdome.

Para participar, basta ir ao local e se inscrever gratuitamente. Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

Programação completa

Na programação do Ocupação Jovem, o público poderá conferir gratuitamente apresentações musicais, intervenções artísticas, oficinas, além de obras de arte de jovens artistas sorocabanos que estarão expondo e comercializando seus produtos.

Dentre as atrações musicais, os sorocabanos poderão conferir gratuitamente, a partir das 11h, shows das bandas Gregos e Baianos, Serafins, Trio Macaíba, Pedra Branca e Leões de Israel.

A primeira banda a subir ao palco do Ocupação Jovem será Serafins, do Nova Esperança. Formado por jovens e amigos do bairro, o grupo apresentará ao público o seu repertório de pagode.