Doenças reumáticas também podem afetar crianças

 

O reumatismo é um conjunto de doenças geralmente relacionadas ao avanço da idade, como artrite e artrose. Apesar de muitas delas realmente estarem associadas ao desgaste de cartilagens, enfraquecimento muscular e perda de massa óssea, problemas que aparecem na idade adulta, outras podem surgir já na infância, provocando sintomas semelhantes aos que afetam os adultos.

 

No Brasil, a febre reumática é a mais frequente, seguida da artrite idiopática juvenil. A febre reumática pode ser causada por uma infecção pela bactéria Streptococcus pyogenes, que inicialmente provoca faringite e escarlatina e depois apresenta sintomas como febre; dor, inchaço e vermelhidão nas articulações; fadiga e surgimento de pequenos nódulos sob a pele.

 

Já a artrite idiopática juvenil é uma doença de causa desconhecida caracterizada por dor, inchaço e calor em uma ou mais articulações. A cada 100 crianças, duas vão a consultas médicas devido a queixas reumatológicas e muitas vezes a doença demora a ser identificada. O recomendado é procurar um médico assim que os sinais aparecerem.

 

 

Revista NA MOCHILA

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015