Comitê Municipal pela Primeira Infância abre inscrições para novos integrantes

O Comitê Municipal pela Primeira Infância está com inscrições abertas para que representantes da sociedade civil venham a fazer parte do grupo, que é responsável pela elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância - PMPI. São cinco vagas e as inscrições devem ser feitas pessoalmente, nos dias 10 e 11 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no gabinete do Fundo Social de Solidariedade, que fica no 4º andar do Paço Municipal.

O Comitê é formado por dezessete membros representantes das secretarias municipais, organizações não governamentais, serviços de acolhimento, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, conselho tutelar e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O grupo vem se reunindo desde 2014 e, neste momento, pretende ampliar a participação da comunidade na construção do Plano.

O Plano Municipal pela Primeira Infância é um documento que vai orientar a ação do governo municipal e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos das crianças de zero a seis anos de idade.

Trajetória do Comitê

Em maio de 2014, Sorocaba tornou-se membro da Rede Nacional da Primeira Infância. Em julho, foi realizada a 1ª Oficina sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância, com a consultoria do Instituto da Infância (IFAN), que orientou sobre os primeiros passos para a elaboração de um Plano Municipal.

Desde então, o Comitê passou a se reunir quinzenalmente discutindo ações e estratégias para elaboração do Plano. Um dos principais desafios foi o levantamento dos dados e a aferição do diagnóstico de Sorocaba referente à primeira infância. Os dados foram cruzados com os equipamentos e serviços oferecidos pelo município, e indicaram as maiores carências e ocorrências no que se refere às crianças de 0 a 6 anos de idade. Com o diagnóstico em mãos, foi possível traçar metas, bem como sugerir ações e políticas públicas para o Plano Municipal Pela Primeira Infância - PMPI.

Em março deste ano foi realizada a 2ª Oficina do PMPI, com a apresentação dos dados e do diagnóstico. Grupos de Trabalho foram formados e sugeriram ações para o Plano.

O Comitê realizou uma sensibilização sobre a importância da "escuta" como instrumento de trabalho com crianças. Um dos objetivos do encontro foi capacitar os profissionais para ouvir as propostas das crianças para o PMPI, já que o Plano é direcionado a elas.

A versão preliminar do Plano Municipal pela Primeira Infância foi apresentada no dia 1º de abril, durante a realização da 3ª Oficina da Primeira Infância, no campus da Universidade de Sorocaba (UNISO). O encontro contou com a presença de aproximadamente oitenta pessoas, em sua maioria profissionais que atuam com o público infantil, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. Na ocasião, os presentes também puderam sugerir propostas e ações para integrar o texto do Plano.

A versão preliminar do documento encontra-se no site para consulta.

A 4ª Oficina da Primeira Infância está agendada para o dia 17 de outubro, das 10h ás 13h, no auditório do SESI.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Sorocaba

#PrimeiraInfância #planomunicipalpelaprimeirainfância #notícias #noticias

+ NOTÍCIAS