Da cozinha ao futebol: veja 5 dicas para aprender Matemática de forma divertida

 

Atividades simples e que utilizam a tabuada, métrica, frações e ângulos podem ser grandes aliados para o aprendizado da criança

 

         Os números fazem parte do nosso dia-a-dia. Para ver as horas, contar o dinheiro do bolso e até calcular o tempo entre a casa e a escola. Sabendo disso, a equipe curricular de Matemática da Secretaria da Educação de São Paulo reuniu uma série de atividades para aproximar crianças e jovens dos cálculos. A ideia é que eles aproveitem situações simples como ir à feira, preparar almoço ou mesmo assistir a um filme para aprender mais sobre a disciplina. 

 

         Na rede estadual paulista, a Matemática é conteúdo obrigatório a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Para os menores, a Secretaria adotou o programa pedagógico EMAI e orienta os docentes sobre uma nova metodologia para abordar os números e as operações matemáticas a uma geração que já nasce em contato com computadores, televisões e diversos outros aparelhos eletrônicos.

 

         "Existem muitas situações em que utilizamos a Matemática, porém não nos damos conta ou deixamos passar. Por isso, a orientação da Secretaria aos pais para esse período de recesso é aproveitar esses momentos de lazer com os filhos para ensinar de forma divertida e estimular o gosto pelo estudo", explica Vanderley Aparecido Cornatione, da Equipe Curricular de Matemática da Secretaria.

 

Feira e supermercado
Na hora de ir ao mercado ou à feira livre leve junto caderno e lápis. A ideia é que eles façam anotações e ajudem a comparar os preços dos produtos. O ambiente também é ideal para ensinar a leitura de quilogramas, litros e metros. Deixei que ele veja o resultado na balança, por exemplo. No caixa, se o pagamento for em dinheiro, peça a crianças para conferir o troco.

 

Cinema e música
Alguns filmes também trazem a Matemática como tema central. É o caso de Mentes que Brilham, A Corrente do Bem e Uma Mente Brilhante. Esse último narra a vida do famoso matemático John Forbes Nash. A disciplina também foi citada em música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Os Números, de Raul Seixas. 

 

Esportes
Para os amantes de esporte, o futebol é uma ótima fonte de aprendizado da Matemática. Sugestões não faltam. Sugira um pesquisa sobre as dimensões da área do campo, a velocidade da bola, os quilômetros percorridos por cada time, a capacidade limite das arquibancadas, entre outros pontos.

 

Cozinha
Se a criança gosta de se aventurar na cozinha, a dica é colocar a mão na massa. Para não errar e fazer uma receita deliciosa, explique a importância das frações e medidas. É possível também conduzir a leitura dos rótulos e checar a quantidade (em porcentagem) de sódio, açúcar, calorias, gordura e por aí vai.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015