Biblioteca Infantil terá atividades especiais de Natal

A partir de terça-feira (01/12), a Prefeitura de Sorocaba realizará atividades gratuitas de Natal na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", no Centro. A Secretaria da Cultura (Secult) elaborou programação especial para crianças de sete a doze anos, com diversas oficinas e uma apresentação musical especial em comemoração à data.

Na terça-feira, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, as crianças entre sete e doze anos de idade poderão participar da Oficina de Dobraduras de Natal, ministradas pela arte-educadoras Paula Cristina Minatogawa e Silene Leite Fonseca.

Na atividade, as crianças vão aprender a confeccionar figuras natalinas em papel - como Papai Noel, árvores e estrelas - utilizando técnicas de dobras e recortes, além de enfeites que elas mesmas produzirão para decorar suas casas.

Outra atividade para a garotada será a Oficina de Decoração Natalina, que acontecerá na quarta-feira (dia 2), das 9h às 11h e das 14h às 16h. Elas vão aprender a produzir objetos decorativos natalinos com materiais simples e disponíveis, utilizando, principalmente, a criatividade. Serão figuras de estrelas, árvores, bolas de Natal, entre outras.

Já nos dias 8 e 9 de dezembro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, a Secretaria da Cultura promoverá Oficina de Presépios, também dirigida ao mesmo público. Ministrada pelas arte-educadoras Paula Cristina Minatogawa e Silene Leite Fonseca, a atividade vai ensinar a garotada a confeccionar seus próprios presépios utilizando materiais alternativos. Durante a oficina, os participantes ainda vão saber informações sobre a história e as figuras tradicionais do presépio.

No dia 9 de dezembro, às 19h, será realizada uma apresentação musical com o Coral Infantil da E.M. "Professora Josefina Zília de Carvalho", do Jardim Guadalajara. As cerca de sessenta crianças que integram o Coral vão apresentar músicas natalinas para os pais, amigos e toda a comunidade interessada.

A Escola vem trabalhando a musicalização durante todo o ano letivo. Segundo a diretora da unidade, Adriana Lolata, a música está incorporada ao plano letivo pelas inúmeras vantagens que oferecem em termos de sensibilização, socialização, concentração e divertimento para as crianças.

A proposta desta apresentação é mostrar aos pais o resultado do trabalho desenvolvido durante o ano e destacar a importância não só da música, mas, principalmente, da proximidade dos pais junto à escola, acompanhando o desenvolvimento de seus filhos e auxiliando nas ações educativas.

Para encerrar a programação natalina da Biblioteca Infantil, nos dias 16 e 18 de dezembro, das 14h às 16h, as crianças terão a oportunidade de participar de uma Oficina de Culinária Infantil ministrada pela arte-educadoras Paula Cristina Minatogawa e Silene Leite Fonseca. Ela aprenderão técnicas simples de confecção de biscoitos natalinos decorados, além de aprenderem sobre as festas de Natal através dos tempos, seus símbolos, histórias e costumes presentes ainda em nossos dias.

Todas as atividades são voltadas a crianças com idades entre sete e doze anos. De acordo com a Secretaria da Cultura, para participar das oficinas é necessário que os pais inscrevam as crianças antecipadamente na unidade. Serão oferecidas vinte vagas para cada turma.

A Biblioteca Infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba.

#notícias #bibliotecainfantil #natal