Amendoim: consumo é benéfico para gestantes e crianças

Leguminosa possui alto teor de ferro, além de ser repleto de vitaminas e minerais

 

O corpo do ser humano passa por diversas necessidades nutricionais ao longo da vida e tudo começa ainda no útero materno. A alimentação da gestante precisa ser muito saudável e equilibrada, garantindo que o bebê consuma no futuro todos os tipos de alimentos sem rejeição ou problemas de saúde.
 
Repleto de vitaminas e minerais, o amendoim contribui para o bom funcionamento do organismo da gestante, além de ser uma excelente fonte de ferro, primordial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Ele também reduz riscos de infecções comuns durante a gestação, ajuda na prevenção de anemia e na produção de células sanguíneas. 
 
Além disso, o amendoim contém altas concentrações de fibras e ácidos graxos insaturados, que trazem muitos benefícios para saúde. Ele também é rico em proteínas de fácil digestão e, por ser rico em gorduras insaturadas, garante a energia da gestante, principalmente no terceiro trimestre, que é quando o bebê precisa ganhar peso e se preparar para o nascimento. 
 
A nutricionista dra. Vanderlí Marchiori, recomenda a ingestão diária de 20 g da leguminosa. “Essa quantidade já é suficiente para absorver todos os benefícios do amendoim, mas é importante ter atenção na ingestão do alimento, pois as mães que apresentam alergia ao amendoim não podem consumi-lo” explica. 
 
Na infância
Por ser tão nutritivo, o amendoim também é indispensável na alimentação de crianças. As gorduras insaturadas que o grão possui garantem transmissões de impulsos nervosos mais eficazes -- com isso, muito mais informações ficam retidas no cérebro da criança, que aproveita melhor os estudos, fixando corretamente o aprendizado.
 
“O sabor do amendoim é bem aceito nesta faixa etária e pode ser um alimento complementar para a merenda escolar de crianças, especialmente nos casos de fragilidade nutricional por desnutrição e pouco acesso à alimentação básica”, explica dra. Vanderlí. 
 
Uma boa opção é colocar o grão nos lanches da escola, complementando com outros alimentos, como torradas, bisnaguinhas ou pães. Vale ainda oferecê-lo no café da manhã, em forma de bolo ou batido com leite, garantindo desde o início do dia todos os seus benefícios.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da ABICAB.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015