Brasileiras são campeãs em amamentação e doação de leite materno

 

            Um estudo divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) mostrou que, em 30 anos, o Brasil aumentou em cerca de 20 vezes o número de bebês de até seis meses que são amamentados exclusivamente, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Foram analisados dados sobre aleitamento materno em 153 países e os pesquisadores verificaram que o Brasil cumpre as ações recomendadas para política de incentivo à amamentação. Contudo, 61% das crianças ainda não são alimentadas apenas com o leite materno. Ainda assim, as conquistas levaram ao reconhecimento do Brasil como referência mundial em aleitamento materno.

 

            Além disso, o levantamento mostra que o país se destaca pelo maior número de doadoras de leite humano do mundo. Dos 292 bancos de leite existentes, 72,9% estão no Brasil, que conta com 161 postos de coleta. Em 2014, foram doados 184 mil litros de leite, o que contribui para a referência.

 

            Outra pesquisa feita com 13.160 mulheres de nove países revelou que as brasileiras se destacam por considerar adequada a amamentação em público e por apoiar a prática com bebês de até dois anos. Segundo o estudo, 55% das brasileiras acham natural amamentar em público, índice que supera o de alguns países desenvolvidos, como França (35%) e Alemanha (44%). No Reino Unido, contudo, o número é maior: 63%.

 

            Você sabia? 

            - A OMS orienta o aleitamento materno exclusivo até o bebê completar seis meses de vida. Depois desse período, a recomendação é que a criança receba alimentação saudável complementada com leite materno.

 

            - “O sistema imunológico da criança até os seis meses ainda não está desenvolvido, portanto toda a imunidade adquirida vem da própria mãe através da amamentação”, informa o clínico geral Marco Aurélio Shame.

 

            - Na cidade de São Paulo, uma lei municipal prevê multa de R$ 500 a quem impedir a amamentação em público. A regra se aplica a estabelecimentos destinados a atividades comerciais, culturais, recreativas ou à prestação de serviço público ou privado. No caso de reincidência, o valor da multa dobra. As denúncias devem ser feitas de forma escrita ou oral à subprefeitura da região e não podem ser anônimas.

 

            - Para doar leite materno, basta que a mãe apresente excesso de leite, seja saudável e não use medicamentos que impeçam a doação. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo. A lista da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano pode ser encontrada no site da Fiocruz: www.redeblh.fiocruz.br.

 

 

 

Texto: Marisa Sei

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015