Campanha de vacinação contra a gripe começa neste sábado


Campanha visa atingir idosos, crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas; imunização de doentes crônicos e demais profissionais da área da saúde começa no dia 9 de maio

As doses estarão disponíveis a partir deste sábado na rede pública para bebês com seis meses ou mais e crianças menores de cinco anos de idade. Também serão imunizados idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento, públicos e privados, e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em todo o Estado. A partir do dia 9 de maio, a vacinação se estende para pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e demais profissionais de saúde. A campanha termina no dia 20 de maio, para todo o público-alvo em todo o Estado, e a população contará com mais de 4 mil postos de vacinação, que irão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em Sorocaba

Segundo orientação da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, em Sorocaba a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) ocorrerá em duas etapas, para públicos distintos mais vulneráveis à doença que compõem os chamados grupos de risco. A ação terá início neste sábado (30), com a realização do chamado Dia "D", ocasião em que todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão operar, excepcionalmente, das 8h às 17h, para atendimento à demanda.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, lembra que crianças de 6 meses a 8 anos que vão tomar a vacina pela primeira vez receberão dose dupla. A segunda será ministrada 30 dias após a primeira e estará disponível na UBS mais próxima. "Vamos garantir a reserva dessa segunda dose para esse público".

No Dia "D" ainda haverá seis equipes volantes da SES, com 12 pessoas cada, para fazer o atendimento em domicílio de pacientes acamados e que não são assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura, mas que se enquadram no primeiro grupo definido para a campanha. O primeiro prazo de adesão terminou nesta quinta-feira (28) e os demais interessados podem se inscrever até o dia 5 de maio nas UBSs para receberem a vacina no decorrer da campanha. Até o momento são 1.103 cadastrados, entre aqueles atendidos pelo SAD e os que não são beneficiados por esse serviço.

Em Votorantim

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 20 mil pessoas. Neste ano por orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, a vacinação seguirá uma escala.

Conforme a Secretaria de Saúde de Votorantim, o Estado determinou o escalonamento para que não falte vacina durante o período da campanha. A produção continua e as doses chegarão aos municípios também de forma escalonada.

No sábado (30), a vacinação será das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde do município, e ainda no Supermercado Corrêa, localizado na avenida São João, Jardim Icatu. A campanha termina em 20 de maio. Confira a relação completa de locais, dias e horários no site da prefeitura: