Febres e infecções constantes em crianças até três anos: o que fazer?


Casos recorrentes de febre e infecção em crianças de até três anos de idade sempre tiraram e continuam tirando o sono dos pais. Muitos acreditam que este quadro esteja ligado a uma carência do sistema imunológico dos filhos. “As pessoas têm fobia dos sintomas de febre. Nesse momento, o que está acontecendo é nada mais que uma resposta do sistema defensivo. É um processo natural”, esclarece a pediatra Natacha Sakai.

Mas, afinal, é possível identificar se o caso de seu filho está relacionado com baixa imunidade? De acordo com a pediatra, sim. Segundo ela, as chances de uma deficiência primária são mínimas, mas é possível identificá-la clinicamente, por exemplo, quando há recorrência de infecções graves, como meningites e pneumonias ou ainda, efeitos adversos com a vacinação BCG.

Em geral, as crianças nesta faixa etária podem ser acometidas até 12 vezes ao ano por febre ou infecção. Alguns desses casos estão intimamente relacionados com o tempo de aleitamento materno. “A amamentação é importante e exclusiva durante os seis primeiros meses de vida. O ideal é mantê-la pelo menos até os dois anos, porém muitas mães têm que retornar ao trabalho e isso inviabiliza o processo”, ressalta.

Se seu filho frequenta escola ou creche, prepare-se. A frequência de resfriados, febres e outras doenças contagiosas chega a dobrar. Isso por causa do ambiente. “Mesmo assim, não há motivo para pânico. Os pais devem se atentar ao comportamento do filho. Se, mesmo com febre, a criança continuar brincando, não recusar líquidos, não apresentar ausência de urina e manchas pelo corpo, observe e aguarde. A maioria dos casos há uma melhora significativa a partir do quarto dia”, orienta a especialista.

Manter a vacinação de seu filho em dia; não abusar do uso de antibióticos; evitar idas ao pronto-socorro; conservar o ambiente livre fumaça de cigarros e fazer a higienização das mãos, são algumas dicas da pediatra para prevenir os casos infecciosos.

Fonte: Assessoria de imprensa do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

#notícias #saúde #febre #primeirinfância

+ NOTÍCIAS
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015