Três brincadeiras para fazer com os filhos na "Semana do Brincar"

 

Psicopedagoga ensina brincadeiras simples que estimulam a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário

 

Como brincar com as crianças estimulando a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário? A especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal criou uma lista com 3 dicas para que todos em casa possam brincar juntos:

 

 Jogo da coordenação 
Utilize objetos, como por exemplo lápis, para montar duas linhas, formando uma pista. Dentro dessa pista, crie brincadeiras como corrida com um pé só, pular para dentro e fora ou pular de um lado para o outro. Essas e outras brincadeiras simples treinam a coordenação motora e também as estimulam em noções do que é rápido e lento, dentro e fora. Para uma coordenação mais refinada, pode-se escrever a primeira letra do nome dos integrantes da casa, utilizando feijão, milho de pipoca, com barbante, etc. Dessa forma podemos trabalhar os movimentos que ajudarão o controle do lápis, no momento da escrita.

 

 Jogo das Sílabas 
Brincar com as palavras é também o melhor modo de treinar e desenvolver o raciocínio rápido. No dia a dia, ou até mesmo no carro, sugira brincadeiras de completar as frases, pois elas são essenciais para o estímulo da fala, como por exemplo: "Fale uma palavra com a silaba LA" - Laranja, lápis, lâmpada, lagartixa, lama, entre outras. Procure variar as sílabas. Outra proposta seria "Quem consegue falar uma palavra que tenha 3 pedacinhos" CA-BE-LO, "1 pedacinho" MÃO, descobrindo se a palavra é grande, pequena ou média. Pensar em palavras que iniciam com a mesma letra (trabalhando aliteração) RATO-RABO-RABISCO-REDE.

 

 Jogo das palavras 
O jogo das palavras também tem o mesmo foco que o jogo das sílabas. A diferença é que neste as palavras têm que ser feitas com a última letra daquela que a pessoa acabou de falar, como por exemplo: elefante, estrela, alimento, ônibus, sacola e assim por diante. Essa é uma brincadeira mais elaborada, mas que também ajuda a desenvolver o raciocínio rápido da criança.

 

Podemos trabalhar com classificação: Vamos falar todos os nomes de frutas que conhecemos, pelo menos 10. Maçã, Banana, Abacate, Pêra. Pode ser nomes de animais, coisas que temos em casa, na geladeira. Cada um trabalha como quiser.

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa da especialista Sheila Leal.

Please reload

Please reload

+ NOTÍCIAS

Criança que passa pouco tempo ao ar livre tem mais chance de desenvolver miopia

1/10
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Pinterest Icon
RSS Feed

Fale conosco

Whats: 15 99129-4846 | 11 3368-7702

Email: redacao@namochila.com

A revista das escolas particulares de Sorocaba e região
A revista das escolas particulares de Sorocaba e região

Certificado

SELO SOCIAL 2014 / 2015