1º Festival de Queimada recebe inscrições


Foto: Divulgação.

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Queimada, que acontece na manhã de 27 de novembro (das 8h às 12h), no Parque das Águas, ao lado do posto da Guarda Civil Municipal. O evento, gratuito, será promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

O festival será dividido por categorias: infantil (7 a 11 anos), adolescente (12 a 17 anos) e adulto-jovem (a partir de 18 anos). As equipes podem ter de 6 a 10 pessoas; tanto para masculina ou feminina, quanto para mista. Não há limite de inscrições. As disputas serão em eliminatórias simples.

Segundo a chefe da Divisão de Esporte Social, Comunitário e Lazer, Regina Parron, o objetivo do evento é "resgatar esse tradicional jogo, para que familiares e amigos possam passar uma manhã de domingo com muita diversão". Ela recomenda que os participantes usem trajes confortáveis. Mais informações pelo telefone (15) 3339-9245.

Regras

A queimada se caracteriza, basicamente, por duas equipes divididas em dois campos de medidas iguais. O jogo tem início quando um lançador atira a bola em direção a um jogador adversário. Se acertá-lo, o oponente é eliminado da partida. Se a bola for agarrada, quem está fora é aquele que lançou. Quando a bola bate no chão antes de atingir alguém, a posse se inverte. Se determinado membro de uma das equipes fugir da bola ultrapassando os limites de seu campo, também é excluído do confronto.

Há, também, a possibilidade de se criar uma prisão no jogo. Assim, os eliminados ficam atrás do limite do campo adversário e podem atacar se a bola chegar a este espaço. Se atingirem algum oponente, estão liberados para voltar à disputa. A partida chega ao final quando uma equipe perde todos seus jogadores.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba.

#eventos #queimada

+ NOTÍCIAS