Encontro traz a Sorocaba educadora alemã que é referência mundial em primeira infância

“Ao indivíduo podemos ajudar, dando-lhe um pedaço de pão. A um todo poderemos ajudar a obter o seu pão, se o despertarmos para uma visão do homem e do mundo." Essa é uma das premissas da educadora alemã Ute Craemer, referência mundial no debate sobre o desenvolvimento da primeira infância, que estará presente em Sorocaba no próximo sábado, dia 27 de julho, para o II Seminário de Pedagogias Sociais. O encontro será realizado na Pastoral do Menor, em Sorocaba (SP).
Ute Craemer é fundadora da Associação Cultural Monte Azul, que desde 1979 atua com um modelo multidisciplinar baseado no pensamento antroposófico em três comunidades na periferia de São Paulo. O encontro em Sorocaba será dedicado ao debate de temas transformadores para a nossa sociedade: o brincar, a infância e a educação.
A educadora tem amplo reconhecimento por sua atuação social. Ganhadora de inúmeros prêmios e autora de vários livros, Ute dedicou a vida às crianças, principalmente as do Brasil. Foi também fundadora da Aliança pela Infância no Brasil há 18 anos, e a responsável por iniciar a mobilização da Semana Mundial do Brincar no Brasil, uma campanha da qual participam mais de 250 mil pessoas em mais de 100 municípios no Brasil inteiro.
Ute Craemer viaja o mundo para falar em congressos, seminários, encontros e palestras. É membro do Conselho da Federação das Escolas Waldorf no Brasil.
II Seminário de Pedagogias Sociais
Ute Craemer é uma das convidadas para a conferência de abertura do II Seminário de Pedagogias Sociais – Humanização, a Arte do Encontro na Educação no dia 27 de julho (sábado).
Realizado pelo Aracê em parceria com o Instituto VAI, o evento conta com apoio da Sociedade Antroposófica e CaminhAção.
A segunda edição deste seminário convida educadores e famílias para discutir o ABCD Encantado da Infância – Abraçando as Diferenças.
O ABCD Encantado é o eixo norteador da Aliança pela Infância e tem como objetivo discutir e defender as questões mais fundamentais do tempo da infância – A de aprender, B de brincar, C de comer e D de dormir.
Ao todo, o seminário é composto de cinco encontros. Na abertura, Ute Craemer fará uma exposição sobre “Humanização – A arte do encontro na educação e o verdadeiro interesse no outro”.
Em seguida, Elaine Marasca, médica e mestre em educação, falará sobre “A educação como fonte de saúde”. O encontro acontecerá no Centro Social São José, na Pastoral do Menor, em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Veja as datas dos encontros destinados aos temas do ABCD: - Aprender – dia 4 de agosto - Brincar – 15 de setembro - Comer – 13 de outubro - Dormir – 10 de novembro
A sequência de encontros será mediada e contará com a participação de Sonia Teixeira, antropóloga e facilitadora de processos de autodesenvolvimento ampliado pela Antroposofia; José Teixeira, coaching executivo e de carreira e estudioso da Antroposofia; Aline França, pedagoga, fundadora do Instituto VAI e da Tribo Educação e mobilizadora do Núcleo; e Karla e Luiza Coelho, especialistas em educação especial com ênfase em Autismo, autoras do blog Estou Autista e co-fundadoras da organização Laço Azul para autistas e familiares.
II SEMINÁRIO DE PEDAGOGIAS SOCIAIS - Humanização, a arte do encontro na educação Público-alvo: educadores e famílias questionadoras da educação Local: Pastoral do Menor - unidade Julio de Mesquita Data da abertura: 27/07/2019 Horário: das 8h às 12h
Mais informações: https://programaarace.wixsite.com/arace
#primeirainfância #Sorocaba #siminário #pedagogia #educação #UteCraemer